Não sei bem quando isto começou, mas a febre dos podcasts atingiu-me de forma séria: se há tarefas para fazer que não puxem pela cabeça, ou tempos "mortos" para preencher, eu vou ouvir um podcast. Já fui a pessoa que tinha playlists com música para tudo, mas agora sou a pessoa que tem um podcast para - quase - tudo (porque quando estou a fazer algo que me faça pensar não consigo estar verdadeiramente atenta ao que estou a ouvir).
Sem mais demoras:
deixo-vos as minhas sugestões de bons podcasts que publicam regularmente!
Quando estou a tratar da casa (e enquanto andei em obras!):
O podcast da Mariana aka Bumba na Fofinha não podia ser de outra forma: casual, informado e com humor à mistura - se assim lhe apetecer. Gosto muito deste seu lado menos ensaiado e mais "freestyle", em que os temas do dia são quase "desabafados", sempre com mente e coração abertos, e que nos deixam com um sorriso no rosto - nem que seja por tod@s partilharmos da sua desgraça do dia. Começou com a sua estadia em Nova Iorque - daí o nome - mas continuou (e ainda bem!) e agora dá-nos o prato da semana com bom humor e bom coração.
Lembram-se da rapariga que ficou famosa no Youtube por causa #polishmountain? É mesmo essa! A Cristine e o Ben, o seu namorado, são #couplegoals para mim: descontraídos, sem dramas nem clickbaits, falam sobre tudo, mas sempre com cabeça e com a capacidade de dizer que não sabem quando, de facto, não sabem. Discutem política, economia, vernizes das unhas, pop culture, tradições, tudo e mais um par de botas, com boa disposição e uma capacidade rara de manter os pés na terra quando são "estrelas" da Internet.
Umas boas risadas são garantidas com o Guilherme e a Rita. Seja com ou sem convidados, tenho sempre a certeza de que vou passar um bom bocado a ouvi-los a discutir problemas da vida - em casal ou não - com pontos de vista interessantes e uma boa dose de bom humor à mistura. Confesso que tenho um carinho especial pelos episódios em que lêem os e-mails dos ouvintes - e os nomes dos "anónimos" são qualquer coisa de especial!
Hey, guilty pleasure! Não tenho paciência para fazer scroll no Reddit mas gosto imenso de ouvir histórias que o pessoal conta por lá. E a forma como ele - porque não sei como se chama! - lê os posts é *faz gesto de chef's kiss*. Se pudesse trazia-o para a in skené.
Bruno Aleixo, esse clássico do humor sem vergonha em bom português. Neste programa, Aleixo e seus amigos respondem às dúvidas dos ouvintes e é só um prazer ouvir. É dos poucos que me arranca gargalhadas!
Quando vou correr:
Descobri o Philosophize This! através das recomendações da Raquel, que costumam ser excelentes, btw (@raquelvareda no Instagram) e desde então qualquer actividade que permita ao meu cérebro estar 100% concentrado no que está a ouvir vai ser acompanhada com o Stephen West a explicar-me este mundo da Filosofia que me fascina desde a primeira aula no 10º ano. O mundo seria muito melhor se todos tivéssemos umas aulas em que aprendíamos a pensar com quem pensa o Mundo, e o Stephen explica tudo com um tom muito convidativo e interessante, utilizando imensas comparações que tornam tudo muito mais fácil de compreender.
Comecei por ouvir os episódios mais recentes e depois decidi ir ao primeiro dos - actualmente - 151 episódios, and I regret nothing! Cada episódio tem cerca de 30 minutos, por isso é perfeito para uma corrida e para concentrar o cérebro em algo que nos desligue do dia-a-dia.
Quando me apetece ouvir uma boa entrevista:
O Daniel Oliveira é das pessoas que mais gosto de ler e ouvir no jornalismo português. E, assim sendo, não podia deixar de o trazer para esta lista - e não pensem que é pelas filiações políticas! Convidados interessantes, perguntas bem escolhidas, contraditório sem falta de educação, debates ricos e esclarecedores e informação relevante. Tudo de bom neste podcast. Fez uma série de entrevistas para as presidenciais que me ajudaram a decidir em quem votar!
E continuando o tom do anterior, o Rui Unas tem vindo a conquistar-me cada vez mais com a sua capacidade de manter uma conversa interessante e de empatizar com qualquer pessoa (confesso que escolho a dedo os episódios que ouço, porque não tenho tanta empatia como ele, nem partilho da opinião de que todas as opiniões devem ser aceites). Mesmo quando o tema foge para algo mais polémico, o Unas sabe gerir a coisa com cuidado e tentando mostrar também o seu ponto de vista. Devo também um elogio à escolha de convidados, independentemente dos comentários do seu mega-ultra-heterogéneo público (se forem ao Youtube ver os comentários de alguns episódios vão perceber, parecem uma zona de batalha). Em todo o caso, talvez isto esteja a soar mais a um elogio à equipa Maluco Beleza do que ao podcast em si, mas espreitem os episódios que tenham convidados que vos interessem, é uma hora bem passada.
Quando quero ser verde:
A Catarina é a pessoa que escolhi para confiar nestas andanças: super consciente, 0% histérica, e 100% do lado da ciência - que é o lado onde queremos estar no combate às alterações climáticas. Com muitas horas de pesquisa por trás, cada episódio é uma pequena enciclopédia de conhecimento. Ao mesmo tempo, nunca lhe vi ou ouvi uma palavra de julgamento, e faz-nos assim acreditar que cada passo conta. E conta mesmo!
Quando quero ser saudável:
Vou juntar os dois numa só descrição: a Nádia e a Margarida têm a capacidade de falar de e discutir saúde com informação relevante, apresentada de forma interessante, e escolhem temas que podem tocar a qualquer um de nós. Se querem saber um pouco mais sobre a vossa saúde, elas podem ajudar!
Sou meeeeeeeega fã do Fuso! 😊 No capítulo humor-com-crítica-social, acrescentaria o Tubo de Ensaio, do Bruno Nogueira, e o Extremamente Desagradável, da Joana Marques 😃
ResponderEliminarNão sei explicar porquê, mas nunca me lembro de ir ouvir o Tubo de Ensaio - que adorooo! Como é possível? Ahah!
EliminarAo tempo que não vinha cá :D gostei muito das tuas sugestões e já ouço alguns regularmente. Ouço os do Hugo van der Ding da Antena 3,o Arrepios com a Bilinha da Raquel Cadevilla e o Asktm do Pedro Teixeira da Mota 😘
ResponderEliminarNão vinhas tu nem eu ahah :p costumo gostar de ouvir o Hugo, mas não sabia que ele tinha um podcast! Tenho que espreitar esses!
EliminarAmo o Do Zero e o Terapia de Casal, gosto muito do Janela Aberta e o Valium, também!
ResponderEliminarNão conheço esses - vou explorar. Sempre aberta a novos podcasts :p
EliminarSó eu que ainda não ouvi nenhum??? Vou tirar os teus como sugestões
ResponderEliminarÉ todo um mundo! :D
EliminarJá ouvi alguns episódios da Terapia de Casal e sigo a Nádia há algum tempo no instagram, sendo que ainda vou ter de ir ouvir o seu podcast, que me parece muito interessante. Dos que mencionaste, fiquei muito curiosa para ouvir o Philosophise This!, pareceu ser muito o meu género.
ResponderEliminarAconselho ainda os podcasts A Minha Vida Dava Um Filme e Ponto Final Parágrafo, que são os que mais oiço.
Beijinhos,
Six Miles Deep
Estou viciadíssima no Philosophuise This!, recomendo mesmo! Vou espreitar :D
EliminarSó bons podcast, só juntaria o merdas sem jeito da Dora ;)
ResponderEliminar