Esta zona divide-se em três zonas: Saint Jean, Saint Paul e Saint Georges. Estas zonas têm características arquitectónicas e ocupacionais diferentes, mas que no todo formam um conjunto coeso e cheio de vida - claro, hoje em dia a actividade principal é o turismo, mas a história não desapareceu das paredes e das ruas. Percorram cada rua, cada viela, a pé e com calma. Aventurem-se nos pátios que quase parecem privados e que escondem passagens entre ruas que esconderam muitos segredos.
O nosso primeiro contacto com este bairro foi na nossa primeira noite em Lyon e aos primeiros passos eu já estava de câmara em punho aos saltinhos "temos que vir cá de dia!", "quero ver isto vivo!"...e a verdade é que, mesmo de noite, encontramos bons locais para comer, pubs para beber um copo (comida a preços decentes, bebidas a preços assustadores), e pessoas passeando pelas ruas sem problemas.
Aproveitamos também o primeiro dia a explorar Vieux Lyon (porque estivemos nesta zona dois dias inteiros) para subir a colina de Fourvière no funicular e visitar a Catedral: vale bem a pena a visita, não só pelo edifício em si que é absolutamente espantoso (e eu não sou tão fã assim de visitar este tipo de edifícios), mas também pela vista capaz de cortar a respiração. Depois, é só descer a colina a pé - é uma caminhada longa mas faz-se bem, e permite passar pelos auditórios romanos e por miradouros com vistas espectaculares.
Não me atrevo a fazer-vos uma visita guiada pela zona porque eu própria fui "explorar", como já vos disse, sem saber ao que ia, mas ficam algumas sugestões: caminhem, muito e com tempo; olhem em todas as direcções, porque em todos os cantos há uma estátua, uma passagem escondida, um detalhe a absorver; visitem todas as igrejas, que são distintas entre si e todas impressionantes; aproveitem para comer por aqui - há opções para todos os gostos e carteiras, todas elas deliciosas (ou não fosse Lyon a capital gastronómica francesa!); se quiserem os típicos souvenirs, esta é uma zona espectacular para encontrar algumas opções originais.
Consegui levar-vos comigo? :) Quem já conhece esta zona?
Não conhecia nada sobre essa zona, mas apaixonei-me pelos recantos que fotografaste. Adorei a forma como conseguiste captar o melhor de cada rua e de cada edifício!
ResponderEliminarBeijinhos,
www.the-mjournal.com
O meu coração até palpitou de outra forma Joana. Tu inspiras-me tanto! Adorei as fotografias, a sério. Espero conseguir cultivar o meu olhar fotográfico de forma a chegar aos teus calcanhares!!!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE | Dicas para crescer no Instagram!
Ai ai com estas fotografias lindas até sinto que estive lá!!
ResponderEliminarAs tuas fotografias são sempre uma coisa de outro mundo <3