Sweater - Thrifted | Jeans - c/o Rosegal | Shoes - Converse | Necklace - Parfois |
1. Tripé: o vosso melhor amigo. Isso, ou uma pilha de livros, uma cadeira, o que a imaginação pedir. O tripé é mais versátil por vos permitir variar os ângulos, altura e perspectivas da câmara sem grandes restrições, mas é claro que outra superfície servirá, com alguma imaginação e acessórios à mistura. O importante é conseguirem colocar a vossa objectiva como querem, no ângulo que querem.
2. Luz: uma das vantagens de fotografar dentro de portas é que a luz não varia tão rapidamente como se estivessem ao ar livre com nuvens a passar, por exemplo. Portanto, aproveitem para brincar com luzes e sombras, pensem da direcção em que a luz vem e ajustem a sua intensidade. Por exemplo, neste caso, eu quis aproveitar bem as sombras para uns contrastes fortes, pelo que optei por usar ângulos em que a luz da janela viesse lateralmente.
3. Poses: outra vantagem é o facto de estarem "sem vigilância". Sem medos, brinquem com as poses, sejam mais arrojad@s - afinal de contas, ninguém está a ver! E se as fotos ficarem uma vergonha, basta apagá-las (ou escondê-las numa pasta nos arrumos do vosso PC).
4. Temporizador / comando: aproveitem tudo o que têm. Quando tirei estas fotos o meu comando estava morto, pelo que tive que focar num ponto "aproximado" ao local onde eu estaria, ligar o temporizador para 10 segundos e correr para o meu lugar, deixando a máquina a tirar 10 fotos seguidas (alguma havia de se aproveitar!). O inconveniente é que com este método muitas vezes falhamos o foco, pelo que o comando se torna o nosso melhor amigo. Em todo o caso, nada é impossível, por isso tirem partido de tudo o que o vosso equipamento oferece!
5. Música? Comigo costuma funcionar. Como estas fotos foram mais uma brincadeira "rápida", não procurei um mood concreto, pelo que não precisei deste auxiliar. Mas se estiverem à procura de transmitir uma vibe específica, a música e a inspiração noutras imagens podem ser uma grande ajuda para libertar a imaginação.
6. Go with the flow: brinquem e vão inventando! Tinha algumas ideias mas muitas das imagens surgiram à medida que me movimentava pelo meu quarto. Obviamente, também as fotos com o Bao foram pura casualidade - e que feliz fiquei por ele se juntar a mim, finalmente tenho fotos com ele! Já a nível técnico, fui fazendo experiências com a exposição e a abertura, recordando os dias em que aprendia a mexer na câmara: foi assim que aprendi muita da parte técnica que sei hoje. Sem medos!
Eu só sei que estou com vontade de brincar com auto-retratos - a ver se ponho as ideias em prática. Estes conselhos simples deixaram-vos com a traça? Gostavam que elaborasse um pouco mais e vos trouxesse alguns posts com dicas deste género? :)
Muito giras as fotos! também gostava de ter mais tempo para me dedicar à fotografia....
ResponderEliminarObrigada! Olha, tirei estas num intervalo aí de 30 minutos - vai aproveitando os buraquinhos!
EliminarIsto para mim é uma dificuldade do caneco! Nunca consigo atinar com as poses haha
ResponderEliminarAdorei as dicas Jiji e a música comigo também funciona muito bem! :D
Ahah go wild :D sem ninguém a olhar é bem mais fácil! <3
EliminarÓtimas dicas, vão-me dar muito jeito :)
ResponderEliminarHope so! <3
EliminarAdorei o post :)
ResponderEliminarÓptimas dicas, as tuas fotografias ficaram fantásticas :D
Beijinho *
https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/
Muito obrigada! ^^,
EliminarSuch a cool comfy look! As usual nice post <3
ResponderEliminarFineartandyou|Rampdiary
:) thanks!
EliminarAdorei as dicas. Às vezes tento fazer auto retratos mas com o telemóvel é um pouco mais difícil, pois, nunca tripé para telemóvel mas o que eu queria mesmo é comprar uma câmara, que fosse razoável para fotografia e para filmar, para melhorar os posts no meu blog.
ResponderEliminarBeijinhos.
https://paraalemdamakeup.blogspot.com/?m=1
Já se consegue fazer algumas coisas giras com os telemóveis - e não tenhas medo de improvisar tripés! Entretanto já apareceram por aí alguns daqueles articulados, pequenos. Procura em lojas de telemóveis ou no ebay, acho que não são muito caros :)
EliminarQue giiiiira!
ResponderEliminarEu acho que o auto-retrato é mesmo um caso de tentativa-erro. Umas vezes as fotografias ficam boas, outras vezes não, mas é mesmo uma questão de ir tentando e experimentando. Eu uso muito auto-retratos, porque não tenho quem me tire fotos e às vezes é frustraaaaaante, mas sigo mais ou menos as mesmas dicas que deste. Só me falta arranjar comando e um tripé maior, mas so far so good!
A Sofia World
Não o diria melhor, Sofia: tentativa-erro, é mesmo isso! E é muito bom quando não temos ninguém para nos fotografar, mas também quando queremos fazer algo diferente e nos sentimos inibidas! :p
EliminarTal e qual, querida Joana :D Se cada um fizesse o que quisesse sem pensar nos outros, o mundo seria muuuuuuuuuito mais bonito :P
ResponderEliminarAssim como sabes, sou muito fã de posts de fotografia. Aliás, já to tinha dito por diversas vezes! Felizmente tenho alguma facilidade em fazer "caras e carinhas" frente às pessoas ahahah mas sem dúvida que o "go with the flow" vale por tudo... então se estiveres no mood, tudo flui melhor :D
O tripé é o meu best frieeeend!
NEW FASHION POST | TREND ALERT: WHITE? WHITE IS LOVE!!! :O
Instagram ∫ Facebook Official Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Adorei! A última foto está super gira :)
ResponderEliminarUm beijinho,
http://myheartaintabrain.blogspot.com/
Gostei imenso das fotografias!!! És super fotogénica <3
ResponderEliminarTambém tiro imensas fotografias sozinha e uso muiiito o tripé!!!
Beijinhos
Cloud World
Wow. Linda. LINDA!!
ResponderEliminarTheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Eu gostei imenso das tuas dicas, por acaso como não tenho tripé costumava utilizar o que tinha à mão, mas realmente um tripé ajuda imenso! As tuas fotos ficaram lindíssimas. Tu e o gatinho têm jeito eheh. <3
ResponderEliminarwww.thefancycats.pt
Gosto sempre muito de posts sobre fotografia. Tu até tens jeito para tirar fotos a ti própria, mulher!
ResponderEliminarBeijinhos