Deixo-vos então com as obras que proponho para cada um dos temas que a Sofia nos sugeriu!
O livro que tenho há mais tempo:
Trisavó de Pistola à Cinta e outras histórias, Alice Vieira
Em miúda, devorava Uma Aventura como pãezinhos quentes. Continuo a achar que são os melhores amigos de qualquer miúdo em período de ganhar hábitos de leitura. Mas sempre tive um fraquinho pelo estilo simples, simpático e doce da Alice Vieira - e, confesso, já não me lembro das histórias deste livro de contos, mas lembro-me perfeitamente de o ter adorado.
O livro que tenho há menos tempo:
Humans of New York, Brandon Stanton
Objecto de desejo há muito e que ainda não tive tempo de ler com a atenção que queria. Se conhecem a página Humans of New York perceberão facilmente a minha paixão por este conceito. Retratos fortes, com história e que mostram que a imagem de alguém pode esconder um mundo de acontecimentos inesperados.
O livro que li mais vezes:
Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling
Precisa de explicação? Eu diria que não! A verdade é que, não sendo uma Potterhead fanática, tenho uma paixão verdadeira pelo mundo que se esconde por trás de cada página e de cada parede de Hogwarts. Esta saga não precisa de apresentações mas, se gostam de deixar a imaginação voar e ainda não a leram, recomendo-a vivamente.
O livro que emprestei e não voltei a ver:
Harry Potter e a Ordem da Fénix, J. K. Rowling
E esta vem com mágoa. O meu irmão foi para a Fnac na meia noite do dia em que ficou à venda em Portugal. Comecei a lê-lo nessa mesma noite e guardo essa memória com muito carinho. Infelizmente, fico-me pela memória porque a pessoa a quem o emprestei aparentemente nunca mais se lembrou que o livro não era dela. I'm still a little salty.
O livro que já devia ter lido:
FOTOedição, Joel Santos
Pride and Prejudice, Jane Austen
Todas as Almas, Javier Marías
O primeiro, porque o tenho na estante há meses a olhar para mim, pedindo que alimente este meu vício com mais conhecimento. A verdade é que, depois de ler o FOTOgrafia, também do Joel Santos, não tenho dúvidas de que este será um bom guia e não tenho desculpa para não o ler.
O Pride and Prejudice provoca-me desde que a Ana mo enviou e eu lhe prometi que o ia ler ASAP. Estou a falhar.
Todas as Almas é o livro que está na minha cabeceira há meses. E mesmo sendo minúsculo e eu estando a gostar das 2 ou 3 páginas que leio por semana...bem, acho que acabei de me explicar, não é? O sono fala sempre mais alto.
O livro com mais valor sentimental:
Cantigas de Uma Noite de Verão, David Greig
Como vos contei aqui, Cantigas de Uma Noite de Verão foi o texto da minha primeira encenação. Divertido, inesperado e com várias mensagens importantes e cheias de animação pelo meio. É impossível não ter um carinho especial por esta peça!
O livro que foi uma autêntica pechincha literária:
O Livro da Selva, Rudyard Kipling
A Religiosa, Diderot
Os Maias, Eça de Queirós
A Mãe, Máximo Gorky
Razão puramente estética: sou uma fã da Feira da Vandoma - Feira da Ladra, feiras de velharias, o que quiserem. E sabem qual é uma das minhas perdições? Livros com capas bonitas. "Pior" ainda se forem edições antigas com capas bonitas, com mais ou menos marcas de vida, a 1,00€ ou 2,00€. E este Livro da Selva faz a delícia dos meus olhos!
E cá fica a minha lista - querem conhecer a d@s restantes participantes? Espreitem os links abaixo!
Feliz Dia do Livro! E leiam muito - eu vou tentar voltar a fazer o mesmo!
Gostei imenso das escolhas, algumas delas não conhecia..
ResponderEliminarBeijinhos,
http://chicana.blogs.sapo.pt/
Gostei muito! Acho que muitos de nós vamos dar a mesma resposta à pergunta "o livro que li mais vezes" :P
ResponderEliminarO meu está quase a sair!
Beijinho
Pessoalmente, acho sempre comovente ler as histórias por trás dos nossos livros. Adquirem logo um lado proximal e único, mesmo que sejam lidos por várias pessoas *.*
ResponderEliminarRecomendo imenso "Orgulho e Preconceito", está incrível! E eu tenho mesmo que me aventurar com Harry Potter :)
r: Muito, muito obrigada, de coração!
Fico contente por ler isso *.*
Fogo, emprestares Harry Potter e não devolverem é triste! Não se faz! :(
ResponderEliminarObrigada por teres participado! <3
A Sofia World
O "Pride and Prejudice" é tão belo!!!! Li-o há coisa de dois anos e ainda me recordo de alguns detalhes, pelo que te posso assegurar de que trata de uma obra bela, diferente, viciante!! Não percas tempo, Jiji!!
ResponderEliminarLYNE, IMPERIUM
Gostei imenso das tuas escolhas, nunca li nenhum desses mas fiquei com ótimas sugestões! Adorei o teu blog, já estou a seguir!
ResponderEliminarBeijinhos,
www.the-mjournal.com
Eu não sabia que o Humans of New York tinha virado livro. Deve ser maravilhoso! Vou procurar para ver se ele foi lançado por aqui também. :)
ResponderEliminarQuerida joana!
ResponderEliminarAdorei a tua participacao,imensos livros que mao conheco e que fiquei com curiosidade para descobrir.
Saudades tuas
Um grande beijinho
Harry Potter é vida, isso não se faz :x
ResponderEliminarconfesso que ainda hoje tenho um fraquinho pelos livros de Uma Aventura e claro pelos de Harry Potter, mas os meus favoritos são a Pedra Filosofal e o Prisioneiro de Azkban. beijinhos querida Joana
ResponderEliminarVânia
Lolly Taste