A real surpresa: comi TÃO bem em Barcelona! Juro que não estava à espera.
Eu sou um bom garfo. Não sou muito esquisitinha. Mas sou uma defensora aguerrida de que em Portugal se come muito, muito bem - o que faz automaticamente com que eu ache sempre que pondo os pés no lado de lá da fronteira, vou passar fome (a não ser que vá a Itália ou à Índia).
Pois bem, toma lá Joana, que é para aprenderes! Comi mesmo bem em Barcelona - e caro, também, ou não fosse esta uma cidade altamente focada no turismo - e venho hoje falar-vos de alguns locais em que fui deliciar as papilas gustativas!
LA BOQUERIA
A famosa La Boqueria - da qual já vos falei no meu post sobre Las Ramblas, aqui - tinha que ser a primeira da lista. Doce ou salgado, pequeno-almoço, almoço, lanche - e jantar, se forem lá buscar antes de fechar! Há de tudo, com bom aspecto, muita variedade, vendedores para todos os gostos, e ainda algumas ideias de lembranças e presentes deliciosos. Almocei sandes, lanchei sumos e fruta, e ainda petisquei mais umas coisinhas por aqui!
Acrescento que muitas coisas - incluindo os famosíssimos sumos - ficam ao preço da chuva quando está a fechar. Sim, durante o dia os preços são os normais (para turista, olé), e quando voltamos lá ao final da tarde havia de tudo e mais alguma coisa em promoção. Porque, afinal, há uma reputação a manter e por isso todos os produtos têm que ser frescos e não ficam de um dia para o outro.
O Restaurante Nuria fica no início das Ramblas, mesmo junto à Praça da Catalunha. Acabamos por escolher este local porque tinha bom aspecto e, bom, as pessoas na esplanada pareciam bem contentes com os seus pratinhos. Entramos, e demos com um espaço mesmo bem decorado, agradável, amplo e iluminado. O menu também agradou: vasto, com muitas opções, se bem que claramente turístico - muitos pratos que facilmente agradariam a qualquer um, misturado com alguns pratos mais locais.
Tortilha para entrada, hambúrguer (muito, muito bem servido!), massa à bolonhesa e carbonara (e que boas que estavam), pizza (enorme e deliciosa!) e salmão grelhado (com muito bom aspecto - este não provei). Tinha sido uma boa aposta, tudo estava muito bem confeccionado, havia muitas opções de escolha, e só não fomos para as paellas porque, bem, não fica barato pôr seis pessoas a comer paella num restaurante semi-caro em Barcelona. (Mas não desistimos - mais à frente há paella!).
Resumo? Um almoço tardio que veio mesmo a calhar para reconfortar o estômago de quem tinha passado a manhã a correr meia Barcelona!
Quando voltar a Barcelona, volto ao Taller de Tapas da Rambla das Flores. Tão simples quanto isso! Desde o espaço estupendamente decorado, moderno e confortável, com uma mesa central enorme e em cores quentes, ao atendimento super simpático e bem disposto, passando pelas tapas tão bem confeccionadas e dispostas, tudo me conquistou aqui. Queríamos tapas, tivemos excelentes tapas!
Devo aproveitar para deixar a dica: em Espanha, sê espanhol. Ou tenta. Vale a pena. Este hábito tão português que é juntar-nos à mesa, em redor de bons petiscos, partilhando histórias, experiências e sorrisos, consegue perfeitamente ajustar-se a esta tradição de partilhar n pratinhos, experimentar tudo e mais alguma coisa, e ter uma refeição demorada que na realidade parece passar à velocidade da luz porque nos está a saber tão bem. E sabe bem a partilha, a refeição, e acima de tudo esquecer o que nos faz mal porque estamos com quem mais gostamos!
VASCULHEM!
Objectivo do último almoço: almoçar paella sem ir à falência! E vou ter que fazer aqui uma batota, porque não me lembro do nome do restaurante onde acabamos por ir - buh - mas tivemos que vasculhar bem o Barri Gòtic - do qual vos falei aqui - para encontrar um local para almoçar. Restaurantes não faltam, restaurantes com menus turísticos também não, mas, como acontece em qualquer cidade fortemente turística, há um certo aproveitamento a nível de preços.
Lá acabamos por encontrar um local com um menu muito interessante com tapas e paella e não hesitamos: confesso, aqueles pratos expostos cá fora fizeram-nos olhinhos! E não saímos desiludidos. Tapas simples mas muito boas, e paella de frango para todos: simples mas muito bem temperada e deliciosa! Sim, fiquei com vontade de experimentar fazer em casa!
Podia dizer-vos para evitarem restaurantes claramente para turistas, para tentarem descobrir onde vão comer os locais, mas de facto numa cidade tão grande fica difícil. É um dos efeitos do turismo, suponho! Mas bom, à falta de melhor solução, procurem, olhem para os pratos de quem está nas esplanadas, vasculhem os menus e não deixem que quem está a chamar clientes à porta dos restaurantes vos dê a volta só porque sim! Acima de tudo, aproveitem a gastronomia e a cultura do local onde estão!
Abri-vos o apetite? :)
parece-me muito bem!
ResponderEliminarlove, Bia❤
Passion Girl||Facebook||Instagram
Ahhh mas que bom aspeto *-*
ResponderEliminarwww.thesandrafaela.blogspot.com
água na boca ao rever as fotos...ahah :p *
EliminarQue fotos lindas Jiji! E que saudades desse lugar :) Um grande beijinho *
ResponderEliminarthebrunettetofu.blogspot.pt
Obrigaaaada! :) ***
EliminarHum tantas maravilhas juntas, adorei.
ResponderEliminarBeijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.pt/
Obrigada, Virgínia :D
Eliminartem tudo super bom aspecto, as fotos estão muito boas :) beijinho*
ResponderEliminarhttp://iispinklove.blogspot.com
Obrigada, Ana! Quando a comida é bonita, ajuda :D
EliminarAdorei as fotos :)
ResponderEliminarMerci! <3
EliminarAbriste sim xp e também tenho essa ideia de que comer bem bem é em Portugal e depende da zona x) mas isto tem muito bom aspeto e o sitio e super giro.
ResponderEliminarKiss
Giveaway-NYX, no blog
www.inspirationswithm.blogspot.pt
Ahahah somos tão orgulhosos, nós tugas :p
EliminarQuando lá estive não consegui ir conhecer, mas numa próxima não me falha!
ResponderEliminarExplora, vale a pena :D
EliminarOk, tenho mesmo que estar atenta a estes post de Barcelona, acho que vou mesmo ter que ir lá para o ano, principalmente porque acho que o meu irmão vai estagiar para lá. Nessa altura, tenho mesmo que voltar a este post! Que bom aspecto, omg!! :O
ResponderEliminarJoan of July
Ahah faço-te um resumo de tudo, avisa quando fores! :p
EliminarEu tento sempre comer nos sítios onde andam os locais, mas em cidades incrivelmente turísticas como Barcelona acredito que possa ter uma tarefa complicada... As fotografias estão bem bonitas, e fiquei com vontade de ir comer uns petiscos :D
ResponderEliminarMundo Indefinido
Obrigada, Catarina! :D É difícil, de facto - e nós também não procuramos tanto assim a não ser no dia da paella :p
Eliminar