No entanto, e é disso que vos venho falar hoje, o Natal não se faz só de presentes, árvores decoradas a preceito e mesas fartas. Faz-se também de solidariedade e amor. Faz-se de partilha, não só com os que nos estão próximos, mas também com quem não tem a sorte de ter tudo o que precisa, seja isso afecto, família, bens essenciais...por isso, podendo ajudar em alguma coisa, é sempre uma boa altura para pormos as mãos à obra - afinal de contas, é nesta altura que mais somos "bombardeados" com campanhas de solidariedade e em que é mais fácil ajudar.
Depois de ver o post da Sara do Little Tiny Pieces of Me tinha que vos vir falar da campanha dos CTT, o Pai Natal Solidário. Tinha mesmo que vos falar dela. A ideia é apadrinharmos cartas de crianças até 12 anos em situação de risco em instituições de solidariedade social, e com isso dar-lhes um Natal mais feliz. Simples. E sabendo como é bom ter debaixo da árvore o que pedimos ao Pai Natal quando somos pequeninos, sabemos que é um gesto tão simples e que traz tanta alegria a estes miúdos.
Caso prefiram, sugiro que visitem uma destas instituições. Seja para levar uns bolinhos, uns livros, uns brinquedos. Não é fácil para os de coração mole, é verdade, mas dá-nos um choque de realidade e ao mesmo tempo uma sensação de que estamos a ajudar a trazer um bocadinho mais de amor à vida destas crianças, e isso é tão bom. "Gabo-me" de ser uma insensível, e das [poucas, verdade] vezes que fiz isso, saí de lá sempre com a sensação de que o que fiz era tão pouco, mas era bom. Ou se preferirem, visitem um lar de idosos! Ou mesmo aquela vossa tia-avó que já não vêem há anos!
Como sugestão, e porque muitas vezes queremos ajudar e não sabemos como, deixo-vos a página do meu município onde estão listadas todas as associações de apoio social - as áreas de actuação são muito distintas e grande parte delas estarão interessadas em contar com a vossa ajuda, é só contactá-las! Tentem obter a mesma informação na vossa zona!
Nos últimos anos tenho trabalhado na in skené numa campanha de recolha de bens de higiene para 50 famílias de Gondomar. E acreditem que é uma ajuda preciosa, por muito pequena que seja. Ainda estamos a criar a divulgação desta campanha deste ano, mas assim que esteja pronta falo-vos dela com mais detalhe.
As verdadeiras questões que nos devem fazer pensar: porque é que, como sociedade, não temos este espírito de ajuda o ano todo? Porquê no Natal? Será ajudar um acto puro de egoísmo com consequências positivas? Nem sempre o egoísmo é uma coisa má...
Nos últimos anos tenho participado na iniciativa do Pai Natal Solidário, e adoro ler todas aquelas cartinhas, escolher uma e imaginar que naquela noite, cheia de magia, aquela criança vai ter mais um motivo para sorrir. E isto de ajudar é completamente viciante, e quando é para crianças dá-me ainda mais gosto, porque cá por casa, na noite de natal, não há nenhuma.:/
ResponderEliminarEste ano resolvi fazer diferente e ajudar numa campanha de recolha de donativos para uma menina, através de crowdfunding. Acho que o importante é por momentos, afasta-rmo-nos de toda a "riqueza" que impera no Natal, e dividir o que temos com quem mais precisa, mesmo que tenhamos pouco.
beijinhos,
Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
Tão bom. A magia é mesmo essa, Daniela :) às vezes com pequenas coisas conseguimos sorrisos tão grandes!
EliminarTão bom. A magia é mesmo essa, Daniela :) às vezes com pequenas coisas conseguimos sorrisos tão grandes!
EliminarNão conhecia a iniciativa mas vou dar uma vista de olhos. É tão bom poder ajudar alguém a ser mais feliz!
ResponderEliminarBeijinho
Daniela
Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram
Não estava familiarizado com esta campanha, mas como achei uma boa ideia vou pesquisar mais sobre o assunto. Desde que me lembro, sempre doamos roupas e brinquedos aos mais necessitados, e é uma sensação agridoce, porque tal como disseste "não parece suficiente". Por norma consigo aguentar-me bem, mas quando o assunto são crianças, o meu coração é do mais mole possível, não sei como seria visitar uma dessas instituições.
ResponderEliminarRicardo, The Ghostly Walker.
Percebo-te perfeitamente! Assusta pensar num choque de realidade assim, mas compensa!
EliminarNão podia concordar mais...esta é aquela altura do ano em que surgem mais campanhas de solidariedade e devia ser assim o ano todo! =/ Não acho mal que se reúnam todos os esforços nesta altura do ano, até pelos valores associados à época natalícia...mas sem dúvida alguma que o esforço não deveria desaparecer à medida que se inicia o ano novo.
ResponderEliminarBeijinhos*
http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/
O Natal é uma altura em que é sempre bom ajudar alguém a ter um pouco mais de conforto.
ResponderEliminarhttp://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/
Nunca ouvi falar dessa iniciativa, vou espreitar!
ResponderEliminarE tens razão, este espírito devia estar presente todo o ano :)
Beijinho
http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/
Nunca tinha ouvido falar dessa iniciativa, mas tenho conhecimento que os CTT costumam fazer parcerias interessantes para ajudar instituições ou Organizações. É preciso estarmos atentos ao site para termos conhecimentos deles. Não te deves recordar, mas escrevi, algures em Outubro, sobre a iniciativa de planar uma árvore, organizada pelos CTT e Quercus. É um dos inúmeros exemplos de iniciativas organizadas pelos CTT.
ResponderEliminarPor norma, ajudo uma organização específica (Associação Bianca) ao longo do ano. Acredito que não é preciso chegar ao Natal para fazermos pessoas e/ou animais felizes.
Débora | Heidiland | www.heidiland.blogs.sapo.pt
Olha, esse acho que não vi - acho bom os CTT terem este tipo de iniciativa, acho que só falham na divulgação!
EliminarConcordo :) falta a divulgação. Eu só tive conhecimento da iniciativa "plantar uma árvore" pela RTP1, no minuto Verde.
EliminarÉ muito bom puder ajudar, contribuir com algo que esteja ao nosso alcançe. Sempre que posso, ajudo. Não apenas no Natal, mas ao longo de todo o ano!
ResponderEliminarBeijinhos